Com aumento de casos de violência, parlamentar quer debater mecanismos de controle de acesso com a comunidade escolar e órgãos público
O avanço da violência nas escolas públicas do Distrito Federal e as medidas para aumentar a segurança para a comunidade escolar estarão em debate na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A proposta de audiência pública, marcada para as 10h desta quarta-feira (16), é da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).
O foco principal das discussões são os mecanismos de controle para acesso às unidades de ensino. Segundo a parlamentar, a iniciativa busca reunir representantes da comunidade escolar, além de órgãos como o Ministério Público e o Batalhão Escolar da Polícia Militar, para discutir formas de tornar o ambiente escolar mais seguro.
Paula Belmonte ressalta que o DF tem enfrentado um crescimento alarmante de casos de violência dentro e nos arredores das escolas, envolvendo tanto estudantes quanto professores e até pessoas estranhas à comunidade escolar. “É essencial proteger o bem maior que é a vida, promovendo uma cultura de paz e segurança dentro das escolas”, afirma a deputada, que tem como foco da atuação parlamentar a educação.
Outras iniciativas
Ela destaca que estados e municípios em todo o país têm adotado tecnologias e protocolos de controle de acesso como medida complementar à segurança, e que o DF também estuda iniciativas semelhantes. Para a deputada, a escuta da sociedade é fundamental neste processo. “Queremos garantir que qualquer medida seja eficaz, mas também respeite o caráter acolhedor do ambiente escolar”, pontuou.
Para a deputada, a gravidade da situação exige medidas imediatas e eficazes que complementem as políticas já existente. “Sabemos que o tema é sensível e precisa ser amplamente debatido. A participação da sociedade e de instituições que atuam nas áreas educacional, cultural e de segurança preventiva é essencial”, defende Paula.
Participações
Estão previstas as participações da chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da Secretaria de Educação, Ana Beatriz Nunes Pereira Goldstein; da chefe do Centro de Políticas de Segurança Pública, tenente-coronel Renata Braz das Neves; da comandante do Batalhão de Policiamento Escolar da PMDF, a major Daniella Sellani Haddad Oliveira Menegaci; da coordenadora Regional de Ensino do Gama, Cássia Maria Marques Nunes; do presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do DF, Gustavo Henrique da Silva Camargo; e da promotora de Educação do Ministério Público do DF e Territórios, Dra. Fernanda da Cunha Moraes.
Serviço
Audiência Pública – Controle de Acesso nas Escolas Públicas do DF
Dia: Quarta-feira (16/04)
Horário: A partir das 10h
Local: Sala de Comissões – Câmara Legislativa do Distrito Federal